Indústria paranaense está confiante em um 2021 melhor

Empresários do setor mostraram otimismo em pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep)

A confiança é a palavra chave para a produção industrial. Afinal, é através dela que investimentos são feitos e a produção cresce, gerando um efeito em cascata muito positivo para a indústria do país. Se depender da confiança do empresário paranaense, 2021 tende a ser um ano de crescimento.

Em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) divulgada no dia 16 de dezembro, 68% dos empresários do Estado mostram que estão otimistas para o ano que chega. Segundo a Fiep, foram ouvidos representantes de mais de 50 mil indústrias de 37 segmentos, entre 15 de outubro e 26 de novembro de 2020.

Retomada

Esse otimismo se deve, principalmente, a uma esperança na retomada das vendas. Outros fatores importantes que explicam a esperança em um ano melhor são a possibilidade da abertura de novos mercados, novos investimentos e modelos de negócios e o controle da pandemia no país.  

Para quem não está tão confiante assim, os maiores empecilhos podem ser o aumento dos custos de matéria-prima, a redução nas vendas e a restrição de novos investimentos. 

No fim do ano passado, a confiança da indústria estava ainda mais alta, em 79%, mas é preciso analisar o contexto antes de tirar qualquer conclusão: era impossível prever que uma pandemia atingiria todo o planeta. Os 685 de otimismo apostam em uma retomada após o abalo sofrido neste 2020.

Rolar para cima