Olimpíadas de Inovação

Premiação das Olimpíadas de Inovação

Em 2021, a Schwarz promoveu um Programa de Ideias temático: a Olimpíada de Inovação! Buscando implementar as ideias oferecidas pelos colaboradores e reconhecer seus profissionais, a Olimpíada foi um sucesso — e finalmente chegou ao fim! Descubra quem foram os 5 melhores colocados no ranking dos participantes.  

Hoje em dia, a inovação é uma capacidade vital para o funcionamento de uma empresa que quer se manter em alta no mercado. Uma das práticas que contribuem com esse objetivo é a inovação aberta, onde ideias propostas por colaboradores e parceiros são colocadas em prática e têm os resultados reconhecidos. 

A Schwarz pratica a inovação aberta há 3 anos a partir do Programa de Ideias. Buscando otimizar ainda mais o recebimento e a ativação das propostas dos nossos profissionais, em 2021 criamos a Olimpíada de Inovação, inspirada pela Olimpíada de Tóquio de 2020.  

Segundo Rafael Rodrigues, gerente de Inovação e Melhoria Contínua da Schwarz e idealizador da Olimpíada, a iniciativa foi desenvolvida para estimular a cultura de inovação dentro da companhia, permitindo que cada colaborador forneça ideias ligadas ao aumento de eficiência dos processos internos e seja devidamente reconhecido. Assim, as ideias executadas irão gerar ganhos tanto para a empresa quanto para os próprios funcionários. 

Depois de propostas, as ideias tiveram a viabilidade e o potencial financeiro avaliados; então, foram apresentadas para os gestores e líderes da Schwarz, sempre representadas por um país escolhido pelos próprios profissionais. O processo foi administrado pelo time de Inovação, liderado por Rafael Bispo e constituído por André Stapassoli, Guilherme Pontes e Nycolas Galdino.  

Entre as mais de 100 ideias executadas e os 76 colaboradores que contribuíram com suas iniciativas, o TOP 5 foi selecionado e divulgado no último mês de dezembro. Confira abaixo quais foram as ideias premiadas: 

1º lugar: Moçambique 🥇 

Responsável: Jonas Costa Taborda.  

A ideia vencedora da Olimpíada de 2021 contribuiu para a Schwarz com uma melhoria considerável da capacidade produtiva, aumentando a disponibilidade da linha e possibilitando, assim, um acréscimo de lucro. Segundo Jonas Taborda, o responsável pela ideia, “[as Olimpíadas promovem] um olhar mais crítico perante as coisas que estão no nosso dia a dia, possibilitando sempre olhar os processos visando alguma melhoria.” 

2º lugar: Brasil 🥈 

Responsáveis: Alessandro Ramos, Cleberson Fortunato e Vitor Ramon. 

A ideia em 2º lugar resolveu um problema de baixa performance dentro do nosso parque fabril, aumentando o ritmo de produção e reduzindo as horas extras geradas em função do desempenho do equipamento. Para os responsáveis, “toda iniciativa para melhoria dos processos é válida e é positiva”, e, sobre o reconhecimento garantido pela premiação da Olimpíada, eles afirmam que “quando temos oportunidade de participar e contribuir […] estamos motivados sempre para trabalhar com melhoria contínua dos nossos produtos e processos.” 

3º lugar: Qatar 🥉 

Responsáveis: José Augusto, Diego Alba e Jonathan de Azevedo.  

O 3º colocado contribuiu para o aumento de produtividade dos processos da Schwarz, melhorando também a qualidade dos nossos produtos. Para os dirigentes da ideia, a proposta da Olimpíada foi “interessante, atrativa e uma oportunidade de reconhecimento”. 

4º e 5º lugar: Irã e México 🏅 

No 4º lugar ficaram os colaboradores José Augusto, José Rosa e Adeildo Costa, representados pelo Irã, que contribuíram com o aumento de produtividade e a diminuição do gasto ferramental de um dos nossos equipamentos.  

Já o 5º lugar está ocupado por Jonathan Damasio, José Augusto, Flávio Antonio Sant’Anna e Alessandro Ramos, representados pelo México, que buscavam melhorar a produtividade através da alteração do tempo frio da solda, otimizando, a partir desse processo, os ganhos futuros.  

Nosso agradecimento a todos os colaboradores que participaram das Olimpíadas com suas iniciativas! E parabéns a todos os ganhadores!  

Planos para 2022 

O time de Inovação garante que tem muitos projetos planejados para 2022, principalmente considerando o sucesso do Programa de Ideias deste ano, representado pela Olimpíada de Inovação Schwarz. Haverá uma repaginação do programa — e o tema é mistério, por enquanto! —, mas André Stapassoli, do setor de Inovação, garante que haverão ainda mais prêmios. 

No geral, o setor pretende continuar na busca de oportunidades com a digitalização dos processos, os kaizens praticados em diversas áreas, os treinamentos com microlearning, a criação de novas funcionalidades para o app da Schwarz, etc., sempre buscando alcançar ainda mais pessoas! Saiba mais sobre a atuação da Inovação e da Melhoria Contínua na Schwarz. 

A Schwarz é referência na aplicação de tecnologia e de práticas de inovação dentro dos seus processos, sempre buscando melhoria contínua e garantindo qualidade no forjamento de componentes de alumínio. Entre em contato e garanta a efetivação do seu projeto com a responsabilidade, a sustentabilidade e a colaboração atestadas pela Schwarz. 

*Na foto da distribuição dos prêmios temos, da direita para a esquerda: José Augusto da Silva, Jonas Costa Taborda, Diego Rafael Alba, Alessandro Ramos Silveira, Jonathan de Lara Damasio, André Luiz Martins Stapassoli (do time de Inovação), Rafael Bispo Rodrigues (do time de Inovação), Jose Carlos Rodrigues Rosa, Jonathan Souza de Azevedo, Adeildo Costa da Silva, Paulo Sérgio Bruno (da forjaria), Flavio Antônio Sant’Anna e Márcio Sebastião dos Reis (da forjaria). Cleberson Renato da Costa Fortunato e Vitor Ramon Ceconello foram premiados, mas não estão na foto.  

Rolar para cima